top of page
Buscar

Sport x Ceará duelo decisivo pelas quartas de final da Copa do Nordeste

Confronto válido pelas quartas de final do torneio colocará frente a frente finalistas do Nordestão de 2023

Paulo Paiva/SCR
Paulo Paiva/SCR

Após um hiato de um mês, Sport e Ceará voltam a campo nesta quarta-feira (09/07) para um confronto decisivo válido pelas quartas de final da Copa do Nordeste 2025. Em jogo único, o Leão da Ilha recebe o Vozão na Ilha do Retiro, em Recife, às 21h30 (horário de Brasília).

A partida vale uma vaga na semifinal da competição, e em caso de empate no tempo normal, a decisão será nos pênaltis.


Na Copa do Nordeste, o último jogo do Sport aconteceu há quatro meses, com uma derrota por 1 a 0 para o Altos, no Piauí. Na ocasião, o time ainda era comandado pelo técnico Pepa, que não resistiu à sequência de resultados ruins.


De lá pra cá, muita coisa mudou na Ilha do Retiro. O clube passou por duas trocas no comando técnico: Pepa foi substituído por António Oliveira, que também acabou demitido. Agora, quem assume o desafio de levar o Leão adiante na competição é um velho conhecido da torcida: Daniel Paulista, ex-volante e treinador com passagens anteriores pelo clube.


Mesmo com altos e baixos, o Rubro-Negro encerrou a fase de grupos da Copa do Nordeste na segunda colocação do Grupo A, com 12 pontos, garantindo vaga direta nas quartas de final.

Agora, o desafio é grande: enfrentar o Ceará, em jogo único na Ilha do Retiro, nesta quarta-feira (09/07), às 21h30, valendo vaga na semifinal.


O Ceará chega motivado para o duelo contra o Sport após garantir a vaga nas quartas de final da Copa do Nordeste com uma vitória por 2 a 1 sobre o Sampaio Corrêa, de virada. Na ocasião, os gols do Vozão foram marcados por Pedro Raul e Galeano, ambos saindo do banco de reservas para decidir a partida.


Esse confronto foi crucial para a classificação do Alvinegro cearense, que terminou a fase de grupos na 3ª colocação do Grupo B, somando 13 pontos. Agora, o desafio é superar o Sport fora de casa, em jogo único, para avançar à semifinal do Nordestão.


Por se tratar de um confronto único, quem vencer está classificado para a semifinal, aguardando o vencedor do jogo entre Fortaleza e Bahia. Não há vantagem do empate. Em caso de igualdade no placar, teremos pênaltis na Ilha do Retiro.


Onde assistir ao vivo


Transmissão: Premiere e TV Jornal.


Retrospecto histórico e Copa do Nordeste


  • Geral (todas as competições): 47 confrontos — Sport 20 vitórias, 16 empates e 11 triunfos do Ceará.


  • Somente Copa do Nordeste: 47 jogos — Sport 20 vitórias, Ceará 16 e 11 empates; em outro levantamento, 47 com 20, 11 e 16.


  • Somente eliminado fases decisivas (11 jogos): Ceará venceu 5, empatou 2 e perdeu 4 .

  • Confrontos recentes (desde 2020): 17 jogos — Ceará 7 vitórias, Sport 5, e 5 empates .

  • Gols: Ceará marcou 16 contra 14 do Sport em confrontos diretos.


    Prováveis escalações


Sport - Técnico: Daniel Paulista


Sport desfalcado: dúvidas no time e elenco em reformulação


Com pouquíssimas alternativas no elenco principal devido às recentes mudanças no grupo de jogadores, o técnico Daniel Paulista enfrenta dificuldades para montar o time titular diante do Ceará. Dois nomes seguem como dúvidas para o confronto: o centroavante Pablo e o lateral-direito Diogo Hereda. Nenhum dos dois treinou com o restante do elenco na atividade da última segunda-feira, parcialmente acompanhada pela imprensa. Ambos têm presença considerada improvável na lista de relacionados para o jogo desta noite.


Além dos problemas pontuais, o Sport vem passando por uma verdadeira reformulação. O clube já promoveu dez saídas de atletas apenas neste recorte de temporada. E uma 11ª baixa deve acontecer em breve: o volante Fabricio Domínguez está em fase final de negociação com o Cerro Porteño, do Paraguai. O uruguaio não tem presença confirmada entre os relacionados para o duelo contra o Ceará — sua inclusão dependerá diretamente do aval da comissão técnica.


Provável escalação: Caíque França; Matheus Alexandre (Hereda), João Silva, Rafael Thyere e Igor Cariús; Zé Lucas, Rivera e Sérgio Oliveira; Lucas Lima, Barletta e Gonçalo Paciência.


O Ceará chega ao Recife com dois objetivos bem definidos: vencer o Sport fora de casa e garantir a classificação para a semifinal da Copa do Nordeste. Naturalmente, o segundo depende do primeiro e para alcançar a meta, o técnico Léo Condé terá reforços importantes à disposição.


Estão de volta ao elenco o lateral-esquerdo Matheus Bahia, o atacante Aylon e o volante Richardson, que retornam após ausências por questões físicas ou estratégicas. As presenças desses atletas ampliam o leque de opções para o treinador e fortalecem o setor defensivo e de meio-campo do Vozão.


Por outro lado, o Alvinegro terá desfalques relevantes. Não viajaram para o Recife os zagueiros Gabriel Lacerda e Marcos Victor, o volante Lucas Lima, o atacante Guilherme e o goleiro Richard, todos por questões médicas ou físicas. Além deles, o experiente Luiz Otávio segue em tratamento no departamento médico e também está fora da partida.


Provável escalação: Fernando Miguel; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Fernando Sobral, Dieguinho e Lucas Mugni; Galeano, Pedro Henrique e Pedro Raul.


Desfalques: Luiz Otávio (recuperação cirúrgica LCA).


Arbitragem


  • Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)

  • Assistentes: Luís Filipe Goncalves (PB) e Schumacher Marques Gomes (PB)

  • Quarto árbitro: Anderson Luis Marques (PE)

  • Analista de campo: Ricardo Bezerra Chianca (PE)

  • VAR: Pablo Ramon Gonçalves Ribeiro (RN)

  • AVAR: Flávio Gomes Barroca (RN)



 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page